Banda da Covilhã

10 Maio 2024

Banda da Covilhã organiza 14º Curso de Direção de Bandas - Covilhã 2024


Com o objetivo de promover a formação de maestros, a Banda da Covilhã organiza entre os dias 14 e 16 de junho a 14ª edição do Curso de Direção de Bandas – Covilhã 2024. Hoje é cada mais importante que os responsáveis pelas bandas filarmónicas se atualizem, que não dominem só a técnica, mas que aprendam sobre: escolher o repertório adequado à sua banda, saber fazer programação musical, ter conhecimentos sobre a organização, dinamizar a gestão das escolas de músicas, saber lidar com os músicos, implementar estratégias na banda, etc...
O curso que tem como formador/maestro convidado Simão Francisco e diretor artístico/orador Eduardo Cavaco decorrerá na sede da Banda da Covilhã, culminando no domingo pelas 16h00 com um ensaio aberto a toda a comunidade. O curso tem 8 vagas para participantes ativos, e número ilimitado de vagas para ouvintes podendo ser as inscrições realizadas até 31 de maio de 2024 em: https://forms.gle/sKLSVRRMEydLyMTEA .

Uma organização da Banda da Covilhã com o patrocínio da Fundação Inatel, apoio do Município da Covilhã e União de Freguesias de Concelho da Covilhã e Canhoso.

Simão Francisco é natural de Tomar, licenciado em flauta transversal na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e obteve o grau de Mestre em Ensino de Música na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, concluindo posteriormente o Mestrado em Direção de Orquestra, conferido pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Jean-Marc Burfin. Colaborou com várias orquestras e trabalhou com prestigiados maestros, entre os quais, Alberto Roque, Jean-Sebastien Béreau, Bruno dal Bom, Yuri Nasushkin, Martin André, Jouke Houekstra, Erik Janssen, António Saiote e Reinaldo Guerreiro. Atualmente é maestro titular da Orquestra Sinfónica de Thomar (OST) e maestro da Filarmónica SAMP – Pousos/Leiria. Obteve aulas de Direção de Orquestra com os maestros Jean-Sebastien Béreau, Jouke Houekstra, Steven Davis, Félix Hauswirth, Dario Sotelo, Matthew George, Douglas Bostock, tendo como grande referência o maestro Alberto Roque, com que trabalhou no curso de direção SAMP. Integra o corpo docente do Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, assumindo desde 2022 a direção pedagógicacolegial da Escola de Artes SAMP. É ainda membro do corpo docente da Pós-graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopro da ESECS-IPL.