Banda da Covilhã

23 Setembro 2024

Festival da Cherovia Covilhã 2024 repete Sucesso – 35 000 visitantes


A 17ª edição do festival da Cherovia voltou a trazer milhares de visitantes ao centro histórico da Covilhã, cerca de 35.000. A ameaça de chuva fez temer o pior, mas felizmente o S. Pedro esteve com a organização. O festival recebeu uma das maiores enchentes no sábado à noite, onde Covilhocos, Fidalgos e S. Tiagos voaram. As novidades de cherovia foram uma constante e chave para o sucesso do Festival, em que cada visitante procura saborear o que
há de novo edição após edição.

Mais associações trouxeram mais gente para os stands e para o Festival. O alargamento do festival com o Largo CISMA foi uma aposta ganha, e representou o início de um novo projeto que tem pernas para andar, principalmente na componente cultural. A parceria com a Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno foi um retumbado sucesso, com sala cheia na sexta-feira no lançamento do livro de receitas, a encher as ruas no sábado com o seu III capítulo, e a caminhada Rota da Cherovia com 75 participantes.
Quanto a concursos, o CCD Estrela do Zêzere ganhou o 1º prémio com a receita “cherovia com requeijão, doce de abóbora e noz”; o 2º prémio foi para o “Cavaquinho” com sandes de porco no espeto com cherovia caramelizada e o 3º para o agrupamento 1304 com queijadas de cherovia. Na decoração o prémio foi atribuído ao Epicentro.
A edição deste ano fica ainda marcada com o regresso do Festival de Bandas Filarmónicas, numa organização da Banda da Covilhã que no domingo juntou dezenas de músicos no recinto do festival.
O Festival da Cherovia é uma organização da Banda da Covilhã, Associação Cultural Desertuna, Covilhã Eventos com alto patrocínio do Município da Covilhã, apoio da Fundação Inatel e parcerias com a Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno, CISMA e AAUBI.
A edição 2025 decorre no mesmo local, promete trazer ainda mais novidades, mais ruas entre os dias 18 a 21 de setembro.