Além da banda anfitriã, participam a Filarmónica Recreativa Cortense das Cortes-do-Meio (Covilhã), Sociedade Filarmónica Recreativa Estrela de Unhais da Serra (Covilhã), Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo e Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense (Pampilhosa da Serra) num total de 120 músicos. O Festival de Bandas prestou homenagem a Joaquim Garra, como promoveu o convívio entre músicos, troca de experiências e animou o centro histórico da Covilhã.
As bandas juntaram-se frente sede da Banda da Covilhã ao Jardim Público, onde cada banda interpretou uma obra, sendo depois formada uma banda conjunta com a interpretação da marcha “Amigo Garra” e desfile pelo Festival da Cherovia. Presentes na tribuna, o município da Covilhã pelo vereador do associativismo José Miguel Oliveira, Abel Cardoso da UFCC, os dois filhos do Sr Garra, Luís e António Garra, órgãos sociais da banda, e população.
Um evento organizado pela Banda da Covilhã com o apoio do município da Covilhã e da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso.